Voltamos das férias da Páscoa para mais um período de muito esforço e muito estudo, depois disto só nos resta estudar para os exames.
Este período começamos na disciplina de Aplicações Informáticas com o Flash.
O Flash é um programa que trabalha com objetos quer em 2D quer em 3D, também é possível capturar objetos analógicamente, ou desenhá-los vetorialmente, estes últimos são defenidos por incontáveis pontos dispostos de acordo com expressões matemáticas resultando num objecto que pode ser redimensionado livremente sem perda de qualidade. Outra particularidade sobre o flash é que um bocado à semelhança do Coreldraw ele também trabalha com layers (=camadas) cuja sobreposição cria um objeto complexo que pode ser modificado em pequenos pormenores sem ser preciso alterar o desenho na sua totalidade.
O grande objetivo do Flash é criar animações, ou seja, dar "vida" e movimento a objetos imóveis/inanimados. Isto é conseguido pela substituição veloz e consecutiva de imagens semelhantes em frames (=quadros) cada frame representa uma instância de tempo e tal como no cinema é-nos dada a sensação de movimento.
No caso dos objetos 2D elas podem ser trabalhadas frame by frame (=quadro por quadro) ou por tweening.