As imagens dividem-se em dois grandes tipos:
As do tipo bitmap que guardam as imagens em matrizes de pixeis e cuja qualidade depende da ampliação da imagem, quando esta é demasiado grande, sofre perda de qualidade.
São disso exemplo os formatos:
BMP (Bitmap) - Como guarda a codificação de cor de cada pixel, este formato é por norma mais pesado.
GIF (Graphics Interchange Format) - Este formato é muito popular especialmente na Internet pois transmite mais informação ao público através de uma sequência de imagens, originando uma animação.
JPEG (Joint Photographic Experts Groups) - Este formato torna a a imagem mais leve e portanto mais apropriada ao armazenamento.
PDF (Portable Document Format) - É um formato que pode conter texto, fontes, gráficos, animações e outras informações necessárias por forma a fornecer uma descrição completa.
PNG (Portable Network Graphics) - Este formato procura comprimir as imagens sem perda de informação. É também um formato transparente, ou seja, permite transportar apenas as imagens para outros fundos.
TIFF (Tagged Image File Format) - Popularmente utilizado em aplicações de manipulação de imgens, publicidade e aplicações de disposição de páginas, este formato é utilizado tanto por amadores como por profissionais, o que demonstra ser de uso relativamente simples e de resultados com qualidade
.
As do tipo vetorial guardam os contornos das imagens através de fórmulas matemáticas, fazendo com que o tamanho da imagem possa ser ser alterado sem a perda de qualidade. No entanto a qualidade destas imagens continua a depender do dispositivo de saída (projetor, ecrã...).
Tais como os formatos:
SVG (Scalable Vector Graphics) - É um formato open standard que trabalha na descrição de vetores gráficos bidimensionais tanto estáticos como dinâmicos.
SXD (OpenOffice.org DRAW) - É um editor de vetores gráficos que contém conexões entre formas, pode também criar logotipos, ícones e bandeiras em geral.
PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript) - Os ficheiros com este formato contêm os seus próprios limites e documentos com esta extensão razoávelmente previsíveis que descrevam uma imagem ou desenho podem ser substituídos por outro documento com o mesmo formato.
CDR (CorelDraw) - Este formato é principalmente utilizado na publicidade na criação de logotipos e outras formas. Oferecendo uma grande variedade de edição.
WMF (Windows Media File) - Este formato é portátil entre aplicações e pode conter componentes bitmap e vetores gráficos.
http://en.wikipedia.org/wiki/PDF
http://en.wikipedia.org/wiki/Portable_Network_Graphics
http://en.wikipedia.org/wiki/TIFF
http://en.wikipedia.org/wiki/SVG
http://en.wikipedia.org/wiki/OpenOffice.org_Draw
http://en.wikipedia.org/wiki/Encapsulated_PostScript
http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Metafile
Sem comentários:
Enviar um comentário